Catálogo Digital de Alimentos
O Catálogo Digital de Alimentos é uma ferramenta digital que permite explorar, de forma simples e intuitiva, a composição nutricional e lista de ingredientes de diversos produtos alimentares pertencentes a várias categorias.
Para consultar esta informação, basta selecionar uma das categorias disponíveis no menu.
Esta primeira versão do Catálogo inclui dados de nove categorias de alimentos:
- Bebidas Vegetais
- Cereais de Pequeno Almoço
- Charcutaria
- Iogurtes
- Leites e Bebidas Lácteas Aromatizadas
- Padaria
- Pastelaria
- Sobremesas
- Sumos e Refrigerantes
Esta ferramenta reúne informação sobre mais de 2000 produtos alimentares disponíveis no mercado português, incluindo valor energético, teor de gordura, ácidos gordos saturados, açúcar e sal, lista de ingredientes, bem como a respetiva classificação Nutri-Score e Semáforo Nutricional.
O Catálogo Digital de Alimentos foi desenvolvido a partir de dados recolhidos pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e pela Direção-Geral da Saúde, instituições que participaram na EU Joint Action Best-ReMaP, um projeto europeu que envolveu 19 países da União Europeia e que teve como um dos seus principais objetivos a criação de um sistema europeu de monitorização da oferta alimentar.
Os dados apresentados neste catálogo foram recolhidos em 2022. Sendo assim, a composição nutricional dos produtos atualmente comercializados pode divergir pontualmente da informação aqui disponibilizada.
Assim, recomendamos consultar adicionalmente a composição detalhada presente nos rótulos dos produtos alimentares. Contudo, a informação presente nesta ferramenta vai ser atualizada regularmente, de modo a minimizar estas possíveis diferenças.
Pretende-se que a ferramenta seja dinâmica e periodicamente atualizada, de forma a abranger um número crescente de categorias alimentares e incorporar dados atualizados sobre a composição nutricional dos produtos.
No futuro, o Catálogo permitirá também acompanhar a evolução da qualidade nutricional dos alimentos ao longo do tempo, constituindo um importante instrumento de monitorização, transparência para profissionais, instituições e consumidores.