Pensar Nutrição – Combater a desinformação

Um tributo à memória de Emílio Peres

Pensar Nutrição e combater a desinformação – um tributo à memória de Emílio Peres

A Escola de Nutrição do Porto herdou uma forma de pensar própria. Pensamos a nutrição sem nunca esquecer os alimentos e as pessoas que os produzem e pensamos também muito sobre aqueles que gostariam de comer melhor, mas que não têm acesso a alimentos de qualidade. Por falta de capacidade económica, por falta de tempo ou de conhecimentos.

Esta capacidade de pensar o mundo através da alimentação é central no pensamento dos nutricionistas da FCNAUP e uma herança dos nossos pais fundadores que em 1976 tiveram a ousadia e a arte de criar a primeira Escola de Nutrição moderna em Portugal, onde se misturou, desde sempre o conhecimento técnico mais profundo com a sensibilidade social e ética hoje consagrada na terceira missão da universidade.

Por isso, quando decidimos criar o primeiro sítio de uma faculdade de nutrição dedicado exclusivamente a refletir sobre o estado da nutrição e alimentação em Portugal, não poderíamos deixar de prestar homenagem a um dos nossos mestres fundadores que pautou a sua ação, ao longo da sua vida académica e profissional, pela divulgação e popularização das ciências das nutrição.
Atualmente este desígnio é cada vez mais necessário. Tanto ou mais do que no passado. Se num passado recente, aquando dos primeiros tempos da FCNAUP, a maior parte da população tinha uma enorme escassez de informação científica sobre o que comer, hoje, a informação é excessiva embora permanecendo, de um modo geral, de muito má qualidade e fazendo ccom que cresça a desinformação e a informação importante permaneça pouco visível e de difícil acesso.

Mudam-se os tempos, permanece a necessidade de divulgar ciência de forma acessível que hoje a internet permite. Mas para além do advento da internet e das redes sociais, outro desafio se coloca. Hoje existem mais de 4000 nutricionistas e muito milhares de profissionais de saúde e não só, interessados no tema e a comunicar diariamente sobre nutrição, difundindo estes conceitos para toda a população. Também estes técnicos de saúde, jornalistas e interessados necessitam de fontes independentes e atualizadas, de pensar e refletir sobre nutrição.

Tarefa que nos propomos fazer, através dos nossos docentes, investigadores e alumni que constituem uma rede de massa crítica única a nível internacional, validados por um Conselho Editorial e Científico que acompanhará a produção dos nossos textos.

Desta forma cumpre-se um desígnio da Universidade, como espaço de cultura, de saúde e de humanidade. Obrigado a todos os académicos envolvidos e leitores que a partir de hoje constituem esta comunidade vibrante de pensamento crítico que tentaremos manter acesa no “Pensar Nutrição”.

Escrito por

prof pedro graça nutricionista
Pedro Graça

Pedro Graça Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto |Website

More Articles for You

Saúde Pública, Açúcar e Impostos

Subsistem ainda algumas dúvidas sobre as estratégias que podem ser tomadas para reduzir a exposição a substâncias nocivas à saúde …

As propostas políticas na área da nutrição nas eleições legislativas de 2024

O conhecimento das medidas e propostas das diferentes forças partidárias antes de votar é fundamental para uma decisão informada. Na …

Ensaio – Os determinantes comerciais da alimentação e outros contributos para o Código Deontológico dos Nutricionistas Portugueses

Este pequeno ensaio parte da necessidade, pressentida pelos autores, de serem revistos e atualizados alguns aspetos no atual código deontológico …

Podcast Episódio 7 com Maria Gomes da Silva e Rui Pimenta: A música na formação do nutricionista

Neste episódio falamos de música e da sua relação com a formação dos nutricionistas. Com Maria Gomes da Silva e Rui Pimenta, dois nutricionistas melómanos.

Frugalidade

Quando discutimos as melhores abordagens para promover a saúde através da alimentação surge uma crítica recorrente ao modelo de intervenção …

Podcast Episódio 6 com José Carlos Paiva: Liberdade e lentidão no processo criativo e pensamento crítico

José Carlos Paiva, Professor Emérito da Universidade do Porto analisa a importância do tempo no processo e na criatividade, em mais um episódio do podcast.