Pensar Nutrição

Pensar nutrição é um espaço de reflexão crítica sobre os grandes temas da nutrição por parte de docentes, investigadores e alumni da FCNAUP.

Sendo a FCNAUP a única faculdade pública de Nutrição existente em Portugal, com um acumular de conhecimento e massa crítica ímpar ao longo dos últimos 40 anos, resolvemos colocar este conhecimento à disposição da comunidade, através de texto curtos, baseados na mais recente evidência científica, de forma totalmente independente e isenta de conflito de interesses.

Este é também um espaço de combate à desinformação. A desinformação nutricional é hoje um grande problema de saúde pública a nível mundial levando a escolhas alimentares erradas por parte de milhões de pessoas ameaçando a saúde humana e a saúde do planeta. Nada mais importante do que cada país tenha uma rede de locais seguros de informação em saúde. O Pensar Nutrição pretende ser um desses espaços de informação baseada na evidência científica, transparentes e isentos na área da alimentação e nutrição.

Pretende-se pensar a nutrição através dos olhos da ciência apesar das palavras e do que se escreve serem também fruto da experiência e visão própria dos autores que aqui escrevem, cada um com o seu estilo pessoal.

O sitio Pensar Nutrição é editado pela FCNAUP e possui um Conselho Editorial responsável pela edição e opções editoriais. Compõem o Conselho Editorial: Pedro Graça; Bela Franchini; Marta Azevedo, Maria João Gregório e Raul Santos.